AI: A Tecnologia é Madura? Estamos Prontos?

A IA generativa é uma ferramenta fantasticamente poderosa, mas a alta velocidade de implementação na tecnologia moderna significa que quaisquer contratempos ou problemas de adoção precoce são enfrentados por milhões de pessoas antes que eles sejam resolvidos.

Escultura de areia com o tema robot
Imagem: pexels.com

O nosso ordenamento legal simplesmente não foi concebido para responder a um ambiente em rápida mudança como este, o que significa que todos no mercado estão à mercê dos pioneiros, mas têm poucos recursos se forem afetados negativamente.

No momento as empresas estão se movendo rápido demais e quebrando as coisas de todo mundo, o que está causando problemas que não podemos resolver antes que novos problemas sejam introduzidos. Eu estou à espera – enquanto faço minha parte – da ação dos legisladores sobre uma boa forma de garantir que as pessoas sejam devidamente protegidas e as empresas regulamentadas, sem estrangular o crescimento e o desenvolvimento.

Perguntas

Quanto ao que pergunto no título, a verdade é que todo o movimento que vemos em torno da IA tem pouco a ver com a tecnologia e mais a ver com o chamado hype, e com o quão suscetíveis nos tornamos a ele. Na feroz competição social, estamos dispostos a destruir a sociedade ao deixar que esses papagaios estocásticos façam nosso trabalho sujo de abusar de outros humanos em busca da satisfação dos desejos mais torpes e irracionais (dinheiro e sexo).

Não é de estranhar que um mal-estar paire no ar. O que me deprime é a quantidade de pessoas que entram no comboio sem qualquer reserva. Esses produtos e as pessoas que os idealizam, desde a forma como são construídos até a forma como são vendidos e como são usados, estão ingerindo nossa toxicidade sistêmica e amplificando-a em poder e velocidade.

Recentemente circulou uma carta aberta implorando às empresas geradoras de Grandes Modelos Linguísticos [LLM] e Difusão de Imagem que pausassem seus lançamentos públicos por um período de tempo para que a sociedade possa discutir o que essas coisas realmente são e o que será permitido a elas fazer ou não fazer. Cartas abertas são sempre uma estratégia ingênua, e neste caso específico sem a menor possibilidade de ganhar força. Vimos isso acontecer em menor escala com o desastre causado pela destituição de Sam Altman e pela reconquista do conselho da OpenAI; quaisquer considerações éticas foram literalmente deixadas de lado e vilanizadas, enquanto os jogadores de má-fé, que prometiam a lua enquanto pediam o nosso dinheiro são elogiados como exemplo de liderança.

Mas o que me surpreende mesmo são as minhas próprias conclusões sobre o quão vil é toda esta situação e quão pouca esperança tenho de uma resolução decente.

Deixe um comentário