Os Estados Unidos vacinaram mais da metade de seus adultos contra a Covid-19, mas ainda pode levar meses até que o país tenha vacinado um número suficiente de pessoas para colocar a imunidade coletiva ao alcance (enquanto grande parte do mundo ainda espera desesperadamente pelo acesso às vacinas).
Locais com taxas de vacinação crescentes, como os Estados Unidos, podem esperar que o número de casos caia muito nesse ínterim. E mais cedo do que se imagina. Isso ocorre porque os casos diminuem obedecendo ao princípio do decaimento exponencial.

Muitas pessoas aprenderam sobre crescimento exponencial nos primeiros dias da pandemia para entender como um pequeno número de casos pode rapidamente se transformar em um grande surto, à medida que as cadeias de transmissão se multiplicam. A Índia, por exemplo, que passa por uma grande crise de Covid-19, está em uma fase de crescimento exponencial.
O crescimento exponencial significa que o número de casos pode dobrar em um determinado período de tempo. O decaimento exponencial é seu oposto. Decaimento exponencial significa que os números de casos podem ser reduzidos pela metade no mesmo período de tempo.
Compreender a dinâmica exponencial torna mais fácil saber o que esperar na próxima fase da pandemia: por que as coisas vão melhorar rapidamente com o aumento das taxas de vacinação e por que é importante manter algumas precauções mesmo depois que o número de casos diminuir.
Artigo completo no The New York Times.
Aqui um vídeo em português sobre equações exponenciais.
Aqui um blog post muito bom em português sobre dinâmica populacional e COVID-19.
(*) A missão deste blog é trazer insights originais em língua portuguesa sobre Tecnologia/Ciência da Informação/Computação e ciências em geral. Contudo, diante da crise da COVID-19, sentimos que é nossa obrigação nos juntar às poucas vozes racionais e repercutir as marchas e contra-marchas da pesquisa científica desse patógeno, em oposição ao negacionismo desenfreado que toma conta de parte da opinião pública e de esferas governamentais. Conteúdos como este serão frequentes, enquanto durar esta emergência, que alguns classificam como “risco existencial” para a raça humana.
Que interessante. E obrigado por citar o meu post 🙂
De fato, no crescimento logístico, o decaimento é bem mais rápido do que o crescimento. Então se acontecer que a vacinação reduzir a capacidade de suporte populacional para o vírus, espera-se que o decaimento ocorra rapidamente mesmo. Mas fico aqui pensando se a vacinação vai ser suficiente pra isso ou se o decréscimo vai acontecer de forma linear (caso aconteça).
CurtirCurtido por 1 pessoa
Valeu, Pavel. Seu blog é ótimo. è recompensador ver pessoas divulgando o saber científico acadêmico, em uma conjuntura tão difícil para a ciência no Brasil. Tento fazer minha parte. Divulgar a ciência é vital!
Um forte abraço (virtual) e apareça!
CurtirCurtido por 1 pessoa
“Mas fico aqui pensando se a vacinação vai ser suficiente pra isso ou se o decréscimo vai acontecer de forma linear (caso aconteça).”
Caro, no ritmo em que vamos, não tenho razões para estar otimista, lamentavelmente.
CurtirCurtir