Duas Palavras Sobre o Equinócio

Equinócio é um evento astronômico que acontece duas vezes a cada ano, uma vez no outono e outra vez na primavera, quando a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano da órbita em torno do Sol é de 0°, o que faz o dia e a noite nessas datas serem de igual duração nas duas metades da esfera terrestre, isto é, 12 horas. Equinócios ocorrem em 20 ou 21 de março e 22 ou 23 de setembro a cada ano.

Nos dias de outono a trajetória aparente do Sol concide com a Eclíptica (plano da orbita da Terra) iluminando ambos os hemisférios igualmente.

O Equinócio marca o início do outono no hemisfério sul e por isso o chamamos de equinócio outonal. O outono meteorológico é apenas uma figura de linguagem em grande parte destes nossos trópicos brasileiros, mas traz uma certa luz dourada e noites mais frescas aos planaltos de MG, RJ, SP e estados do sul. Por outro lado, ele é particularmente notado na Austrália, Argentina, Chile, Nova Zelândia e África do Sul.

Enquanto isso, acontece inversamente o início da primavera no hemisfério Norte. Lá o equinócio de março é chamado de equinócio vernal e/ou equinócio de primavera, abrangendo EUA, Canadá, Europa, Rússia, Índia e China.

Que o período de dias iguais às noites traga alívio a todos os que dele têm precisão nestes tempos trágicos (er, todos nós!).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s