Equinócio é um evento astronômico que acontece duas vezes a cada ano, uma vez no outono e outra vez na primavera, quando a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano da órbita em torno do Sol é de 0°, o que faz o dia e a noite nessas datas serem de igual duração nas duas metades da esfera terrestre, isto é, 12 horas. Equinócios ocorrem em 20 ou 21 de março e 22 ou 23 de setembro a cada ano.

O Equinócio marca o início do outono no hemisfério sul e por isso o chamamos de equinócio outonal. O outono meteorológico é apenas uma figura de linguagem em grande parte destes nossos trópicos brasileiros, mas traz uma certa luz dourada e noites mais frescas aos planaltos de MG, RJ, SP e estados do sul. Por outro lado, ele é particularmente notado na Austrália, Argentina, Chile, Nova Zelândia e África do Sul.
Enquanto isso, acontece inversamente o início da primavera no hemisfério Norte. Lá o equinócio de março é chamado de equinócio vernal e/ou equinócio de primavera, abrangendo EUA, Canadá, Europa, Rússia, Índia e China.
Que o período de dias iguais às noites traga alívio a todos os que dele têm precisão nestes tempos trágicos (er, todos nós!).