Em aproximadamente três anos, a especificação Wi-Fi está programada para sofrer uma atualização que transformará dispositivos sem fio em sensores capazes de coletar dados sobre as pessoas e os objetos banhados por seus sinais.
“Quando a 802.11bf estiver finalizada e introduzida como padrão IEEE em setembro de 2024, o Wi-Fi deixará de ser um padrão somente de comunicação e legitimamente se tornará um protocolo de sensoriamento completo”, explica Francesco Restuccia, Professor Assistente de Engenharia e Computação na Northeastern University, em um artigo resumindo o estado do projeto Sensing do Wi-Fi (SENS), atualmente sendo desenvolvido pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).

O SENS é previsto como uma maneira de fazer dispositivos Wi-Fi usarem diferenças de interferência de sinal para medir o intervalo, velocidade, direção, movimento, presença e proximidade de pessoas e objetos.
*Segurança e controle de privacidade ainda estão sendo avaliados, o que significa que provavelmente não haverá nada disso [o que me tira o sono à noite!]
Mais no The Register (em Inglês)
Vão achar gente até de baixo da terra…rsrs
CurtirCurtir
Pois, é. A figura no texto não faz justiça ao que já está disponível. Abraço! 😉
CurtirCurtir