Não é grande coisa hoje em dia, mas em 1994 era ENORME! Nesse dia, em 1994, quando a internet ainda estava engatinhando, os Rolling Stones se tornaram uma das primeiras bandas a transmitir um de seus shows pela “rede mundial de computadores”.

Os Stones transmitiram pela web 20 minutos de sua apresentação no Cotton Bowl em Dallas (em sua turnê Voodoo Lounge) usando o sistema o Multicast BackBone [MBone]. Em universidades e laboratórios de pesquisa com conexões MBone, os fãs se aglomeraram em torno das telas dos computadores para assistir ao vídeo de varredura lenta. As críticas decididamente não foram entusiásticas devido à baixa qualidade da imagem.
Os Stones tocaram “Not Fade Away”, “Tumbling Dice”, “You Got Me Rocking”, “Shattered” e “Rocks Off”. No meio do set, Mick Jagger anunciou ao vivo para os fãs em Dallas e aqueles conectados virtualmente através do backbone multicast (MBone):
“Eu quero dar as boas-vindas a todos que subiram na internet esta noite e entraram no MBone. Espero que ele não caia”
Desde então, o mundo do streaming de vídeo sofreu muitas mudanças. Na década de 1990, enquanto a indústria lutava com desafios técnicos de tráfego de vídeo multicast, os protocolos de download HTTP e streaming com estado [stateful] começaram a ocupar o centro do palco. Em 1996, Netscape, RealNetworks, Borland, NeXT e 36 outras empresas deram seu peso ao Real Time Streaming Protocol (RTSP).
Em 2002, a Macromedia lançou o Flash Communication Server MX 1.0 com suporte para o que se tornaria o protocolo mais amplamente adotado para streaming orientado a conexão, o Real Time Messaging Protocol (RTMP). E em 2005, o YouTube foi lançado, lembrando aos usuários da internet que, pelo menos para vídeos curtos, o download progressivo por HTTP ainda era uma opção muito viável.
Então, em 2008, a Microsoft introduziu o Smooth Streaming, uma abordagem híbrida para transmissão de vídeo que oferecia protocolos de streaming personalizados, aproveitando-se do protocolo HTTP e da infraestrutura de rede existente. Em agosto do mesmo ano, a Microsoft e a NBC usaram o Smooth Streaming para transmitir ao vivo cada minuto de cada evento dos Jogos Olímpicos de Pequim para mais de 50 milhões de telespectadores em todo o mundo. Em um único evento, o “Modern Streaming” provou que a Internet era capaz de produzir vídeos escalonáveis, confiáveis e com qualidade de transmissão.
Nos anos que se seguiram, o Modern Streaming rapidamente ganhou impulso, com a Apple introduzindo o HTTP Live Streaming (HLS), a Adobe lançando o HTTP Dynamic Streaming (HDS) e as principais empresas de mídia e streaming colaborando no MPEG-DASH. As inovações em Smooth Streaming, HLS, HDS e DASH geraram um ressurgimento na transmissão de vídeo baseada em HTTP e hoje estão remodelando a forma como as empresas e universidades transmitem conteúdo de mídia em suas redes.

Descanse em paz, Charlie Watts, baterista de Jazz, Rock’n’roller e Gentleman. 1941-2021 – Imagem: Rolling Stones – divulgação