O Maioral do S.E.O.

Hoje vou postar rapidamente, comentando sobre progressos interessantes que estamos fazendo. Tem sido muito gratificante essa experiência de blogging. Nos últimos três meses temos nos esforçado muito para satisfazer o compromisso de nossa missão:

  • trazer conteúdo de qualidade,
  • inédito em língua portuguesa,
  • em formato médio-longo,
  • com postagens diárias ou a cada dois dias
voxleone.com aparecendo pela primeira vez no topo de uma pesquisa

Tem sido difícil e exaustivo manter o ritmo, mas o fazemos de peito aberto. Descobri que o melhor SEO é o conteúdo que se faz. Este projeto foi desenhado muito precisamente, com marcos estabelecidos dentro do melhor estilo de desenvolvimento de software. Começamos em março como bravomarques.wordpress.com, mas já com um nome de domínio ‘custom’ escolhido. Nossa preocupação inicial era formar um bom ‘corpus’ de conteúdo, para alavancar nossa otimização futura.

No dia 13 de maio, deflagramos a fase 2 do projeto, assumindo o domínio Vox Leone. Nosso nome de domínio foi mantido em segredo até o registro, para evitar a sanha dos traficantes de nomes de domínio – um dos negócios mais nebulosos da rede, sobre o qual falaremos mais extensivamente nos próximos dias e meses.

Ao registrar o domínio passamos a monitorar diariamente sua propagação pela Internet – aprendemos coisas valiosas. Nos três primeiros dias, nenhuma resposta na pesquisa do nome “voxleone’ foi detectada. Na última segunda-feira o domínio apareceu obscuramente na quarta página do DuckDuckGo [DDG – minha máquina de pesquisa preferida]. Na quarta-feira o domínio já aparecia na terceira página e começou a ser indicado no também Google e em alguns diretórios de nome, como o da Verison.

Na tarde de ontem, tivemos a grata satisfação de ver nosso domínio orgulhosamente ocupando a primeira posição no DuckDuckGo. A essa altura já nem nos preocupamos com o Google, porque, se o domínio aparece no DDG, significa que ele também está bem ranqueado no Google. Sete dias foi o que demorou. Foi um trabalho de mestre na área de SEO [fazemos isso profissionalmente – espalhe por aí!]. Para conseguir esse resultado a partir do Zero, geralmente leva de dois a três meses. Portanto, missão cumprida até agora.

Claro que nada isso seria possível sem o apoio de meus novos colegas [e, porque não, amigos] aqui na comunidade WordPress [aos quais estendo meus agradecimentos] seguindo e compartilhando meus conteúdos. Como eu já disse ontem para a Tati do Blog das Tatianices, minha meta é contribuir para o renascimento dos blogs, a partir da constatação de que as redes sociais estão atingindo seu ponto de fadiga. Com a reabilitação dos feeds RSS [atenção bloguistas!], anunciado no início desta semana pelo Google, os blogs terão uma segunda e preciosa chance na ordem digital das coisas.

Novas plataformas têm surgido com base nessa mesma constatação, como o meteórico Substack [gentileza procurar em sua máquina preferida – recomendo o DDG]. Por esse motivo, renovo minhas dicas [quem sou eu para dar dicas?] aos colegas bloguistas [gosto mais assim], para que mantenham o bom trabalho. Os conteúdos de qualidade serão recompensados no final.

Falante rebelde de português que fui, agora eu sei quanto conteúdo bom está disponível nos blogs em português, uma língua que não tem aproveitado seu potencial de expansão na rede, e que eu julgava completamente inadequada à modernidade digital. Posso ter me enganado, como acontece com todo julgamento de quem não é Juiz profissional. Pretendo reabilitar [ou talvez apenas habilitar] o blogging em português, com uma ajudazinha das minhas amigas e dos meus amigos aqui do WordPress.

Saúde e Paz. Cuidem-se.

2 comentários sobre “O Maioral do S.E.O.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s